quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Para os apreciadores de Chá...

...morei alguns anos no sul do Brasil, em Florianópolis/SC, e aprendi a apreciar um saboroso chá, para espantar um pouco o frio...
Na revista Casa Claudia deste mês, saiu uma reportagem bacana sobre chá...então resolvi compartilhá-la com vocês...

TIPOS DE CHÁS: ...aprendi que as ervas e flores não são consideradas chás, e sim infusões...

ERVAS - As bebidas feitas de plantas ou ervas, como hortelã, ervacidreira e camomila, não são consideradas chás, e sim infusões. Produzidas da secagem de flores e folhas, elas trazem os benefícios específicos de cada espécie. Existem as de efeito calmante, relaxante e digestivo, entre outros. Como nem sempre são adequadas a qualquer pessoa, consulte um médico.

VERDES - As folhas da árvore Camellia sinensis, típica da China e da Índia, são a matéria-prima desse chá tradicional dos povos asiáticos. Depois de colhidas, elas recebem calor antes que comecem a fermentar. Sem fermentação, o chá verde conserva uma grande quantidade de polifenóis, que são antioxidantes, e por isso evita a degeneração das células. Tem cafeína.

FLORES - As infusões de frutas se assemelham às de ervas: feitas com frutas secas, conservam seus nutrientes e suas vitaminas, além do sabor característico. Geralmente, elas vêm acompanhadas de flores de hibisco, que serve para dar um apreciado tom vermelho, além de uma dose de vitamina C. Também podem ser misturadas a aromas, como o de baunilha.

PRETOS - Assim como o verde, o preto também é considerado um chá. É feito das folhas da mesma Camellia sinensis, só que elas recebem um tratamento de secagem em que sofrem uma fermentação completa. Oxidadas, ela se tornam mais escuras, conferindo à bebida um sabor mais encorpado. Porém o processo retira boa parte dos polifenóis. Também tem cafeína.

Um comentário:

Coração da Nena disse...

Mílcia querida,
Nem sei como aprendi a gostar de chás, mas tenho uma caixinha(Fatinha, é claro!) cheia de muitos sabores em cima da mesinha da cozinha e tbm uma xícara com pires especial(Fatinha tbm, hehehe...).
Beijos, Nena.